Contemplação

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para recomendá-lo aos seus contatos do Google! Aproveite para nos adicionar no Facebook, seguir no Twitter e assinar nosso Feed.




Todos os dias ela subia a colina no final da tarde, um pouco antes do lusco-fusco e ficava olhando o sol declinar vagarosamente no horizonte. Cabelos ao vento, braços abertos, cabeça inclinada para trás como se estivesse flertando desdenhosamente com o astro-rei enquanto ele ia perdendo sua luz.
   Todos os dias o velhinho que morava perto dali, sentava numa pedra a alguns metros do local para admirar tão inusitada cena. Era bonito ver a silueta daquela mocinha recortada nas sombras do entardecer. Não sabia quem era ela, nem nunca se interessara em saber, mas já fazia muito tempo que esse ritual se repetia. Quando começou ela era uma garotinha que, pelo talhe, deveria ter uns onze, doze anos. Hoje o corpo visto ao longe era de uma mulher. Seios arfando, cintura delgada, pernas firmes.
   Não havia cupidez no olhar do homem, nenhum traço de sensualidade. Não era nada relacionado a esse aspecto que o levava todos os dias – mesmo quando chovia – àquela pedra para contemplar a moça de longos cabelos ao vento. Ele, já bem idoso, via aquilo como um pulsar de vida. Vida em latência. Todos os dias, àquela hora, a vida renascia naquela colina através de um simples e poético gesto de contemplação. Para a mocinha, talvez o sol fosse vida em estado puro que ela ia beber à tardinha. Para ele, mocinha e sol e entardecer eram vida em estado puro que ele sorvia aos poucos, em pequenas doses diárias.
   Um dia, a mocinha não apareceu. O sol, nesse dia, custou a se esconder, talvez – quem sabe – narcisista do jeito que é, estivesse a espera de sua admiradora. A tarde encompridou, o céu ficou claro por mais tempo. Ela não veio. Ele, o sol, foi desmaiando seus raios pela terra. Ele, o velho homem, sentiu o coração pulsar lentamente, desmaiando no peito.
   Três meses se passaram desde a última tarde em que certa moça subiu a colina para abraçar o sol. Sob a fria pedra na colina agora descansa o corpo do velhinho. Foi ali que ele pediu que o colocassem quando a vida se foi com o último raio de luz.

5 comentários:

Ana disse...

Que legal! Adorei! :)

Vinicius Carvalho disse...

Bom dia!!!

Respondendo ao seu convite cá estou!

Um maravilhoso blog, bem escrito- consegue prender a atenção de quem ler os meus parabens!

Deixo o meu beijo e desejo a vc um ótimo dia!

Nos encontramos no Alma!

2edoissao5 disse...

desejo ver além…ou o além...

Vânia disse...

Acessei pelo netbook de Mari,vim aqui para ver seus maravilhosos escritos.
Desejo um ótimo fds para vcs !
Bjssssssssss

Ana Paula disse...

Que lindo!!!
Vera, você tem um dom que poucos têm. Amei.
Continue nos brindando com sua escrita poética.
Um super beijo!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...