Alhures

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para recomendá-lo aos seus contatos do Google! Aproveite para nos adicionar no Facebook, seguir no Twitter e assinar nosso Feed.





Venho de uma terra não muito longe, nem muito perto, entre as serras do mundo, um lugar esquecido em tempo e espaço, esquecido em si mesmo.

Sou de um povo sem nome, de caras distintas, de uma mesma família que briga, embirra, se ama e se xinga. De gente espontânea, de gente inventiva, que cria e sonha para se libertar das algemas monótonas chamadas 'pé no chão'. De pessoas com rostos cansados em seus traços fortes que ainda rezam e benzem-se, chamando por Deus e por uma santa matriarca nos raros momentos de êxtase, espanto e aflição de uma terra que conjuga magistralmente seu pretérito perfeito.

Sou de um lugar de gente que ri, ri de si, ri dos outros, gargalham de tudo, como num imenso circo, porque lá, em tudo há riso e, se não há, se inventa. De gente dada a ‘maroquices’, que cria sem pudor e aumenta sem mais problemas, porque "a vida dos outros foi feita para a arte de se falar".

Nas ruas, paralelepípedos irregulares, conversas miúdas em casa e nos bancos das praças entre suas estátuas. Postes sem luz, cheiro de pipoca, árvores mal podadas. O silêncio reina.

Sou de um ambiente em que impera o astro rei sobre um manto de azul sem igual, impondo a seus súditos o forte ardor da vida. Sou de lá, onde a caixa d’ água é um monumento, um cartão postal, um símbolo maior, um clamor ao divino, pois onde há água, há alegria.

De onde vim, todos querem debandar, mas por força das raízes profundas das origens que são mais fortes que os galhos quebráveis da vontade juvenil, elas desejam regressar um dia, visitar um dia, viver um dia.

De onde venho, tudo é simples, tudo é velho, tudo é lágrima, tudo é fé, tudo é cor, tudo é riso e tudo é nada.

Mas aquele nada é meu TUDO.

Astério Moreira de Santana Neto

O texto acima foi escrito por um ex-aluno meu. Mais uma vez está provado que a criação sobrepuja o seu criador. O estilo, a fluidez e a forma textual provam que minhas aulas de Português além de terem sido muito bem aproveitadas, foram coroadas lindamente pela capacidade criadora do jovem autor. 


2 comentários:

Vânia disse...

Amei o texto, esse rapaz tem talento e deve continuar com seus escritos maravilhosos.Parabéns!

Miraldo disse...

Excelente!!!

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...