"Nada que é humano me é estranho"

Gostou deste artigo? Então clique no botão ao lado para recomendá-lo aos seus contatos do Google! Aproveite para nos adicionar no Facebook, seguir no Twitter e assinar nosso Feed.



Hoje acordei pensando em Virginia Woolf... Talvez porque esteja lendo As Horas, livro no qual ela é uma das personagens. Virginia era uma mulher que embora forte e à frente de seu tempo, sofria de profunda depressão. Suicidou-se enchendo os bolsos do casaco de pedras para em seguida lançar-se ao leito do rio que corria próximo à sua casa.
Há uma frase de Terencio, poeta e dramaturgo romano, usada no referido livro "nada que é humano me é estranho" que daria para encher laudas e mais laudas de teorias, análises, estudos. Com certeza mesmo que fosse profundamente pesquisado não se esgotariam as conclusões.
Não sou a pessoa mais indicada para lançar dissertações a respeito dessa declaração – não consigo na maiorias das vezes entender a minha própria alma, que dirá a dos outros –, mas creio que poderia dizer que a sabedoria conduz ao sofrimento. Digo isso porque ao se conhecer um pouco mais os fatos, acabamos por chegar no âmago das questões e descobrimos, ou pelo menos chegamos bem perto de descobrir, a raiz das ansiedades, das tristezas, dos traumas. O olhar crítico nos informa sobre questões que acabam machucando, abrindo algumas feridas.
A ignorância atribui a Deus a origem de todos os sofrimentos: "é a vontade de Deus...". Dessa forma simplista as coisas são mais ou menos explicadas e aceitas como inevitáveis. E se vêm daquele que é nosso Pai, não tem como questionar. É a isto que alguns chamam de karma e eu, de conformismo por ignorância.
Justamente pela não aceitação é que alguns buscam explicação para aquilo que acontece à nossa volta, e essa busca acaba em descobertas que aumentam o sofrimento.
De todo modo, prefiro ser uma sofredora inteligente do que alienar-me com um sem número de explicações pífias. E já que "nada que é humano me é estranho", continuarei segundo em frente com o intelecto sempre alerta, mesmo que vez por outra acabe "estranhando" aqui e ali, pequenas ou grandes coisas.
  

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...